Image and video hosting by TinyPic">

Regulamento


 “... Gigantes, pela própria natureza.. 



REGULAMENTO DA EQUIPE EVOLUÇÃO DE TAEKWONDO
(Filiada à Federação Mineira de Taekwondo)

SEÇÃO I.  Introdução
A Equipe Evolução de Taekwondo, fundada em 15 de abril de 2008, através da iniciativa de seus criadores, constitui-se de uma agremiação que tem, sem fins lucrativos, por objetivo a prática do Taekwondo, dirigida aos militares, preferencialmente do 18º BPM e seus dependentes, podendo admitir militares de outras unidades da PMMG e/ou civis.
Seção II. Do Regulamento
Art. 1º Este regulamento visa determinar procedimentos para que o aluno use o Do-djan do 18º BPM com segurança, responsabilidade, disciplina e higiene, além de proporcionar interação de integrantes PMMG e seus dependentes, na prática salutar da educação física.  Espera-se de seus frequentadores, um comportamento apropriado e adequado à filosofia da mesma, por isso estabeleceu-se um regulamento para assegurar o bom funcionamento das instalações e também para a sua máxima segurança e conforto. Além deste regulamento, os alunos terão de ter atenção às leis penais vigentes em nosso País, além do código de conduta da arte marcial que praticam, seguindo à risca a sua filosofia e ética.


SEÇÃO III. Da finalidade da equipe e sua composição
Art 2º. A Equipe Evolução tem por finalidade a prática da atividade de Taekwondo segundo os ensinamentos e tradições originários do KIKUWON/Coréia, Federação Brasileira e Federação Mineira de Taekwondo,  estando diretamente filiada e subordinada à esta última ( FMTKD).
&1º. Composição
O corpo diretivo da Equipe é constituído por um Coordenador, Diretores, Professores e Professores assistentes.
&2º: o COORDENADOR é o responsável por todos os assuntos relacionados à Equipe
&3º: os DIRETORES são aqueles que respondem pelas áreas específicas de suporte à Equipe, além de constituírem em assessoria direta do Coordenador e suas atividades;
           &4º os PROFESSORES são os responsáveis pelo ensino do esporte, valendo-se de didática e metodologia próprias da arte marcial. São assim considerados os Faixas Pretas (Kyo Sa Nim: Instrutor 1º à 3º Dan) e os Mestres, a partir do 4º Dan possuidores do curso específico de formação de professores da arte realizado e exigido pela FMTKD;
           a) os Professores assistentes são os Faixas Pretas e graduados do 1º e 2º GUB, orientados e supervisionados pelo Professor mais antigo. Os demais Graduados poderão ser utilizados como monitores, conforme a necessidade.
&5º. ALUNOS/ATLETAS: são representados pelos alunos voluntariamente inscritos no quadro da equipe cujo propósito é a prática da atividade da arte marcial segundo seus ensinamentos e tradições marciais.
       


    &6* Da hierarquia  dos praticantes do Taekwondo ( FAIXAS )
Faixa
Grau
Significado

Branca
10º Gub
Pureza
Amarela
Gub
Fertilidade
Verde
6º Gub
a planta
Azul
Gub
céu
Vermelha
2º Gub
alerta
Vermelha Ponteira Preta
1º Gub
o sol
Preta
1º ao 10º Dan
Sabedoria; Conhecimento;
Maturidade


Observação: Passível de mudança para novas cores definidas pela KIKIWON/WTF, conforme tabela abaixo: 


          Parágrafo único: todo aluno, ao se graduar na Equipe é registrado na Federação Mineira de Taekwondo – FMTKD, cujo número é válido em todo território mineiro. O pagamento do valor monetário pertinente à realização do exame é de INTEIRA responsabilidade do Atleta e/ou pai/responsável por este. O examinador responsável pela Equipe Evolução é o Mestre João Celso Barbosa, Faixa Preta 5º Dan, Mestre Examinador autorizado pela FMTKD. Os exames poderão ser realizados na sede do 18º BPM ou não, conforme a disponibilidade e a orientação do Mestre Examinador.

SEÇÃO IV. Dos fundamentos do Taekwondo:
Art 3º A Filosofia do Taekwondo
“... É a minha esperança que através do TaeKwondo cada um possa juntar suficiente força para chegar a ser um guardião da justiça, para combater a desunião social e para cultivar o espírito humano." Gal. Choi Hong Hi
Art 4º. Os princípios do Taekwondo
A. Cortesia (Ye ui): significa respeito, educação, simpatia. Este princípio tem como objetivo mostrar ao aluno a relação de respeito que ele deve ter com todas as pessoas sejam elas praticantes de Taekwondo ou não. No que diz respeito à relação com os outros praticantes, o discente deve estar sempre ciente da hierarquia que existe no Taekwondo, respeitando seus superiores e deve ser sempre educado, justo e nunca tratar os outros com desprezo.
b. Integridade (Yom chi) : Ser integro é ser honesto. É assumir as suas  falhas/erros e trabalhar para que estes não voltem a acontecer. Nunca mentir. Expressar opiniões mesmo que estas sejam contra a maioria, porém com total respeito. Nunca se  abdicar dos seus princípios em função de outros interesses. O principio da integridade existe para tentar conscientizar o aluno sobre o que é certo ou errado. Ele mostra que o aluno deve sempre agir de maneira correta, buscar seus objetivos de maneira justa e nunca tentar demonstrar ser superior a ninguém.
           c. Perseverança (In nae): Força de vontade é sem dúvida uma grande fonte de energia que um praticante de TAEKWONDO deve ter. A perseverança tenta mostrar ao aluno que ele não deve desistir de seus ideais por mais difíceis que eles pareçam. Ele deve sempre lutar pelo que deseja conquistar e nunca desanimar perante as dificuldades. 
d. Auto Controle (JahJeh): é ter domínio de si mesmo, é imprescindível quando se  depara com situações difíceis. Esse princípio vem mostrar que o maior adversário que tem de ser vencido são os próprios medos e temores interiores para conseguirmos controlar certa situação.
e.  Espírito Indomável (Baekjool): é a representação da eterna busca do  sempre querer mais,se superar. Mais cultura, mais amizades, mais TAEKWONDO. Nunca se deve limitar o seu conhecimento. Com os conhecimentos adquiridos  ultrapassar-se-ão  dificuldades maiores, novos desafios e obtêm-se  novos resultados. Este principio retrata a luta contra quem quer que seja, pela verdade, pelo que é justo, agindo sempre com obstinação.
Art 5º. A base do Taekwondo
A Disciplina, base do Taekwondo, pelo mini dicionário Aurélio (2009) apresenta três definições que se encaixam perfeitamente em nosso esporte: Ordem que convém ao bom funcionamento de uma organização. Relações de subordinação do aluno ao mestre (Hierarquia). Submissão a um regulamento.
            A Equipe Evolução aplica fielmente tais fundamentos, lembrando que existe no esporte a Hierarquia entre as faixas. Portanto, em se tratando da prática esportiva em um ambiente militar, no qual prevalecem os pilares da DISCIPLINA E HIERARQUIA, exige-se o integral respeito a essas condições por parte dos alunos/atletas, dentro e fora do ambiente de treinamento. Idêntica orientação também é válida para os pais e/ou responsáveis, com os quais conta a Equipe Evolução na constante fiscalização e orientação de seus filhos e/ou tutelados
 Art 6º Juramento do aluno:
EU PROMETO:- Observar as regras do Taekwondo;
           - Respeitar meus Instrutores e superiores;
           - Nunca fazer mal uso do TaeKwondo;
           - Construir um mundo mais pacífico
           - Ser campeão da Liberdade e da justiça.

Art 7º Juramento do atleta:
EU PROMETO:
        - Respeitar os Regulamentos da Competição
        - Respeitar meus Adversários
        - Respeitar Árbitros e meus Superiores
        - Competir com Lealdade
        - Ser Humilde na vitória e Paciente na derrota
SEÇÃO V. Da Admissão/Inscrição na Equipe
Art 8º À Academia Evolução de Taekwondo reserva-se o direito de admissão, na ordem preferencial de acordo com as vagas existentes: militares do 18BPM, militares de outras Unidades da PMMG, filhos e parentes de militares na mesma ordem. O ingresso de civis se dará somente, após respeitado o número de vagas, a precedência de admissão e autorização do Coordenador, após análise prevista no Art. 16 e outros levantamentos necessários.
Art 9º Os interessados, após aprovação nos critérios de admissão da Equipe e autorização do Coordenador da Equipe poderão experimentar, gratuitamente, e sem compromisso, uma aula da modalidade desportiva oferecida, optando pela continuidade (mediante apresentação de exame médico e preenchimento do Termo de Responsabilidade, entre outros documentos).
Art 10 Cada pedido de adesão está sujeito ao preenchimento da ficha de inscrição, apresentação de fotocópias dos documentos de identificação pessoal e da apresentação de exame médico que declare a inexistência de quaisquer contra-indicações para a prática da atividade física desenvolvida na Academia e duas fotografias e de TERMO DE RESPONSABILIDADE. Havendo necessidade outros documentos poderão ser solicitados ao longo do processo.
Art 11 Os menores de idade deverão ainda trazer uma declaração assinada pelo Pai/responsável legal, autorizando a prática da modalidade escolhida.
Art 12 Todos os atletas deverão ter um Policial Militar por responsável, cuja assinatura deverá constar no Termo de responsabilidade.
Art 13 É obrigatória a renovação e apresentação do exame médico, findo o seu prazo de validade de um ano.
Art 14 Declaração de Saúde: O atleta ou responsável por este DECLARA estar em condições plenas de saúde, mediante apresentação de atestado médico, apto a realizar atividades físicas, não portar moléstia infecto-contagiosa que possa prejudicar os demais freqüentadores, e reconhece ser de sua inteira responsabilidade e iniciativa a prática do Taekwondo, sabedor de que se trata de ESPORTE DE CONTATO E SUSCETÍVEL A ACIDENTES INERENTES À ATIVIDADE. A periodicidade da apresentação de tal declaração deverá ser anual, sendo essa de total responsabilidade do atleta e/ou seu responsável legal.
Art 15 Exame médico e avaliação física: O Aluno/atleta ou seu responsável legal declarará estar apto em teste de avaliação física, comprovando através de  exame médico. Deverá se comprometer a apresentar atestado médico, indicando se encontra apto para a prática de exercícios físicos. Caso o aluno seja portador de qualquer enfermidade, deverá apresentar laudo médico que o indique e o habilite à prática do Taekwondo. O 18º BPM/PMMG apenas cede o espaço para treinamento, não se responsabilizando pela ocorrência de acidentes durante as aulas e/ou por problemas de saúde dos quais o atleta e/ou seu responsável legal tinha conhecimento. Tal responsabilidade recai sobre o próprio atleta e/ou pai/responsável por este.
Art 16. Não serão admitidos, ainda que por indicação de militar da PMMG, pessoas com débito na justiça, respondendo processo criminal de qualquer natureza ou que não possua comprovada idoneidade moral e conduta cidadã ilibada.
SEÇÃO VI Normas de conduta
Art 17 No Do-djan do 18º BPM, o aluno terá aulas aos sábados, nos horários de 09:30h às 11:00 h e 11:10h às 13:20 h e durante a semana em dias e horários previamente determinados e para o uso do Do-jan.  O COORDENADOR DA SOU, bem como o militar de plantão na sala de musculação, deverão ser cientificados acerca de alterações no espaço utilizado, lançando- as em livro próprio.
 Parágrafo único Excepcionalmente, em caso de treinamentos extras durante a semana, o Do-djan poderá ser utilizado, mediante autorização do Comando da Unidade, a pedido do Coordenador da Equipe ou Professor desta, os quais deverão ter ciência de tal necessidade.
Art 18 Em caso de acidentes físicos durante as aulas, o aluno ( militar ou dependente) será encaminhado pelo Professor ou Coordenador para o atendimento adequado existente no Sistema de Saúde da Corporação;  o atleta civil será encaminhado à unidade hospitalar mais próxima, sob  responsabilidade exclusiva do praticante ou seu responsável legal, conforme previsto em termo de responsabilidade assinado no ato da matrícula, isentando o 18º BPM, Professor ou Coordenador da equipe de quaisquer responsabilidades.
Parágrafo único: O tratamento médico/hospitalar é de EXCLUSIVA E INTEIRA responsabilidade do atleta e/ou responsável legal, conforme Termo de Responsabilidade devidamente assinado. A prática Taekwondo no interior da UEOp não configura ATO DE SERVIÇO não sendo, portanto, suscetível de amparo em Atestado de Origem, no caso de atleta militar.
Art 19 Na prática desportiva deve-se respeitar Instrutores, alunos e colegas, nos momentos em que estiver ocorrendo o treinamento, evitando-se brincadeiras, conversas e qualquer outro tipo de atitude que venha a atrapalhar o bom andamento da disciplina e das aulas. Os militares presentes à Unidade também deverão ser respeitados.
Art 20 Todos os alunos, sem exceção, deverão cumprimentar o Coordenador, Professor e Diretores da Equipe, em qualquer local em que estes se encontrem, demonstrando boas maneiras e educação nas atitudes;
Art 21 Todos os integrantes da Equipe Evolução se sujeitam às normas de conduta orientadas pelo KIKIWON e WTF, estando passiveis de punições internas que vão da advertência à exclusão da equipe, além das previstas em lei, após avaliação da Coordenação e Corpo Técnico da equipe.
&1º  Os Alunos/atletas militares  estão sujeitos a todas as normas legais, com base na HIERARQUIA E DISCIPLINA, pilares que regem a conduta do Integrante da PMMG (se for o caso);
&2º Os atletas civis adultos estão sujeitos a todas as normas penais especificas previstas para cada caso.
&3º. Os Alunos /Atletas menores sujeitam-se as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente, podendo, segundo previsão da Legislação Brasileira, responder seus Pais ou representantes legais pelos atos defesos porventura praticados.
Art 22 É proibido ao Aluno/atleta:
Ø      Cometer qualquer ato de indisciplina nas dependências do 18º BPM ou fora deste ambiente, em situações nas quais a equipe esteja reunida (apresentações, torneios, viagens e outros casos em que a Equipe esteja atuando);
Ø      Desrespeitar qualquer professor e/ou membro da Diretoria da Equipe, sob pena de exclusão e adoção de medidas previstas em lei;
Ø      Fazer uso de quaisquer adereços que possam provocar lesões em si e nos demais atletas (cordões, brincos, piercing, gargantilhas, pulseiras, anéis, etc.), durante os treinamentos, apresentações  e  torneios;
Ø      Conversar e/ou promover algazarras durante o treinamento,
Ø      Pisar no Do-djan com os pés calçados;
Ø      Valer-se do Do-jan para, nos intervalos, antes ou depois das aulas , como local para prática de acrobacias e/ou atividade não afeta ao treinamento do Taekwondo;
Ø      Sujar as dependências do Quartel ( jogar papel  e/ou cuspir no chão, colocar os pés nas paredes, etc.);
Ø      Fumar nas dependências do Quartel;
Ø      Ficar assentado nas escadarias do Quartel, principalmente no vão superior;
Ø      Transitar pelas dependências do Quartel, sem autorização do Coordenador, Professor ou membro da diretoria da equipe;
Ø      Utilizar o Do-jan sem o pleno conhecimento do Coordenador da Equipe e autorização do Comando da Unidade;
Ø      Brincar nas dependências do 18º BPM, principalmente no estacionamento das viaturas (inferior), corredores, escadas, pátios, praça de esportes, Transitolândia, etc. sem o conhecimento e autorização do Coordenador da Equipe;
Ø      Aproximar-se e/ou utilizar a piscina da Unidade, sem autorização do Comando do Batalhão, salvo nos eventos previamente autorizados e com a presença de Militar do Corpo de Bombeiros Militares;
Ø      Utilizar-se do uniforme da equipe e o nome da PMMG para fins ilícitos;
Ø      Ter desempenho insuficiente nas atividades escolares;
Ø      Ter comportamento violento no ambiente familiar ou fora deste;
Ø      Envolver-se em brigas e/ou atos ilícitos.
Ø      Fazer uso de faixa de graduação diversa da que oficialmente detém;
Ø      Manter contato íntimo (namoro, etc.) ou assediar atleta ou outros no interior do Do-jan e Quartel, ou portar-se de maneira inconveniente capaz de provocar escândalo ou censura de outras pessoas próximas;
Ø      Provocar de qualquer forma atraso para o início e/ou regular andamento das aulas;
Ø      Atrasar-se para o início e participação das aulas.
a.Os atletas que chegarem atrasados para as atividades deverão Procurar o Coordenador da Equipe, Professor e/ou Diretor para justificar a razão do atraso. E se autorizados procurar um Graduado para que este promova o aquecimento e alongamento, sem os quais não poderão treinar, para que não haja risco de lesões;
Art 23 Dos Direitos do Aluno/Atleta
Uma vez admitido na Equipe Evolução todo aluno tem o direito de:
·        Receber por parte dos Professores, Diretoria e colegas, tratamento digno de sua condição de pessoa humana
·        Receber ensinamentos atualizados acerca da ideologia do Taekwondo, seus fundamentos e princípios;
·        Ter à sua disposição o compromisso de que seu desempenho será acompanhado e disponibilidade para correção pelos Professores, Diretores e Colegas;
·        Participar de um ambiente onde as práticas saudáveis são cultuadas e valorizadas, com orientações acerca dos malefícios do consumo das drogas e do álcool;
·        Orientações acerca de comportamentos responsáveis e cidadãos, com valorização e respeito ao seu próximo, aos seus superiores e pessoas de idade superior;
·        Submeter-se aos exames para obtenção de nova graduação, Condicionado esse à aquiescência do Professor/Coordenação;
·        Usar a faixa correspondente à sua graduação.
Art 24 Dos deveres dos Alunos/atletas
·        Manter seu Dobok em bom estado, apresentando-se para as aulas com o uniforme devidamente higienizado (limpo e passado);
·        Abster-se de condutas não aceitáveis no ambiente do Quartel, Do-jan e em situações em que represente ou possa ser identificado como membro da  Equipe Evolução;
·        Comparecer, na condição de Atleta Inscrito, a pelo menos 50% das competições e/ou eventos em que a Equipe Evolução participe durante o ano, considerado de 01jan à 31Dez;
·        Tratar com respeito e deferência seus superiores, pais e responsáveis e com urbanidade e companheirismo seus colegas de Equipe;
·        Atender às convocações da Equipe Evolução para participar em torneios, campeonatos, apresentações ou quaisquer outros eventos previamente programados;
·        Conhecer todo o teor do presente Regulamento, submetendo-se às suas normas.
Art 25 Do ingresso e permanência das Crianças e adolescentes,
Crianças e Adolescentes integrantes da Equipe deverão estar acompanhados de seus pais e/ou responsáveis e somente serão liberados mediante a presença destes.
Art 26 Condutas dos responsáveis pelos atletas crianças e adolescentes:                             & 1º Aos pais e/ou responsáveis será facultado o acompanhamento das aulas, desde que respeitadas as condições de silêncio e disciplina exigidas pela peculiaridade do esporte (de contato físico ).
&2º A Coordenação da equipe, a qualquer tempo, poderá vedar a entrada e/ou solicitar que se retirem do local da atividade desportiva aqueles acompanhantes que estejam atrapalhando o bom andamento das aulas, seja através de conversas paralelas, atitudes indevidas ou interferências no treinamento dos atletas.
& 3º Não será permitido aos pais/ responsáveis legais:
v     Deixar filhos menores sozinhos nas dependências do 18º BPM e na área de treinamento (Do-djan);
v     Atos de indisciplina de qualquer natureza nas dependências do 18º BPM ou fora deste ambiente, contra membros da Equipe e/ou militares presentes;
v     Conversar ou interferir no treinamento, provocando perturbação ou desconcentração dos Professores e/ou  atletas;
v     Pisar no Do-jan com os pés calçados;
v     Adentrar no Do-jan no horário de realização de exames, exceto o fotógrafo da Equipe, mediante aquiescência do Mestre Examinador o do Coordenador da Equipe;
v     Sujar as dependências do Quartel;
v     Fumar nas dependências do Quartel;
v     Ficar assentado nas escadarias e/ou acessar outras dependências do Quartel, principalmente no vão superior;
v     Transitar pelas dependências do Quartel, sem autorização do Coordenador, Professor ou membro da diretoria da equipe;
v     Utilizar o uniforme da equipe e o nome da PMMG para fins ilícitos;
v     Incitar o aluno a praticar qualquer ato de violência.
v     Manter, no Do-jan, Quartel ou durante atividade da Equipe, contato íntimo (namoro ou assédio de qualquer natureza) com atleta ou outros, ou portar-se de maneira inconveniente capaz de provocar escândalo ou censura de outras pessoas próximas.
&4º Caso haja qualquer destas ocorrências, serão adotadas as providências pertinentes, conforme a gravidade quer sejam disciplinares ou criminais.
&5º A Coordenação reserva-se o direito de retirar do local de treinamento qualquer pessoa que atentar contra as normas da corporação ou regras esportiva adotando, inclusive, medidas previstas na legislação penal vigente.
SEÇÃO VII. DAS PENALIDADES
Art.27 Para efeito deste regulamento são consideradas as seguintes sanções ao atleta:
                                I.            Advertência Verbal;
                              II.            Advertência escrita, a ser entregue aos pais/responsáveis;
                            III.            Suspensão;
                           IV.            Exclusão.
Parágrafo único: as sanções de suspensão ou exclusão poderão ser aplicadas em caso de três faltas consecutivas e não comunicadas e/ou atos que afetem aspectos legais e a disciplina exigida pelo esporte, mediante análise da Coordenação e Corpo Docente própria equipe, sendo dada a oportunidade de defesa.

SEÇÃO VIII. Prescrições diversas
Art.28 Para a prática do esporte é necessária e obrigatória a presença do policial militar/instrutor ou professor/monitor, devidamente habilitado para o ensino do Taekwondo. Caso contrário, haverá outro tipo de atividade para os alunos, afeta ao esporte, iniciada pelo mais Graduado presente, ao qual se deve todo o respeito e acatamento das ordens.
Art29. O uso do Dobok é obrigatório  nos  sábados, exceto para os alunos novatos que não o tenham ou se  houver algum evento no domingo como  exame de faixas ,campeonato e apresentações. Nos demais dias o aluno deverá utilizar camiseta com mangas e calça de malha ou tecido sem bolsos. Não será permitido o uso de short,bermudas,mini-blusas,top,etc.);

Art.30 A guarda de objetos pessoais ou de valores pecuniários é de INTEIRA E EXCLUSIVA responsabilidade do atleta e/ou seu responsável.
Art. 31 Os atletas e seus responsáveis deverão se identificar na Recepção do Batalhão, para que o militar ali presente faça o controle próprio de presenças. Utilizar-se-á a carteirinha da Federação Mineira de TKD para os atletas e/ou crachá de identificação exclusivo da Equipe Evolução.
Art.32 Este regulamento está sujeito a revisões anuais a cada início de exercício ou emergencialmente conforme a demanda surgida e as modificações serão processadas nos pontos que possam influenciar a atividade desportiva com o um todo.
Art.33 Os casos não previstos neste regulamento serão solucionados pela Coordenação da Equipe e Diretoria, ocasião em que serão adotadas as medidas pertinentes a cada situação.
                                                        
                                                 Contagem/MG,26 de novembro de 2011

                                CARLOS EDUARDO CAETANO ITABIRANO
PRESIDENTE/COORDENADOR

MARCOS DUARTE FERNANDES
DIRETOR

ALAN FERREIRA CASSIMIRO
RESPONSÁVEL TÉCNICO/PROFESSOR